quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Em Brasília? Estiagem, Calor, Baixa Umidade e Queimadas!

Amanhã, dia 23 de Setembro de 2010, teremos completado 120 dias (4 longos meses) sem chuva no DF. Isso fez com que seus principais reservatórios de água, responsáveis pelo abastecimento de 85% de sua população, chegassem ao mais baixo nível de água, nos últimos três anos. Os institutos de pesquisa garantem que só irá chover após 30 de Setembro e a medida que nos aproximamos do período de chuva o calor aumenta. A máxima está variando em torno dos 30,0°C, longe do recorde alcançado no dia 28 de Outubro de 2008, quando os termômetros marcaram 35,8°C. Mas mesmo que a temperatura fique alta, chegando as chuvas nossos problemas estarão praticamente solucionados, já que o pior fator é mesmo a baixa umidade relativa do ar, que esse ano chegou aos 7% e tem constantemente permanecido abaixo dos 10%. Essa conjectura acaba facilitando a incidência de focos de queimadas no cerrado. O Corpo de Bombeiros atualmente recebe 35 avisos de foco de incêndio por dia, sendo esse o período mais crítico do ano.
No dia 15 de Setembro um foco de incêndio foi registrado nos arredores do Parque Nacional e atingiu uma linha de alta tensão da CEB, afetando o fornecimento de energia da Esplanada dos Ministérios, do Setor de Embaixadas Sul e do Lago Sul além das cidades-satélites de São Sebastião e Paranoá. As 7h30 de Domingo, dia 19 de Setembro teve início um incêndio no Parque Nacional de Brasília. O tempo seco e os fortes ventos auxiliaram na propagação do fogo que em 24 horas consumiu 10mil hectares, ou aproximadamente 25% dos 42 mil hectares da reserva. As chamas foram contidas com o trabalho de cerca de 350 pessoas e um helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Na segunda, dia 20 de Setembro, o governador Rogério Rosso decretou situação de emergência no DF, devido ao incêndio do Parque Nacional e aos efeitos da baixa umidade nos últimos meses. A situação de emergência vale por 60 dias a partir desta terça-feira, permitindo que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tomem as medidas necessárias para minimizar os efeitos do incêndio e de outros possíveis focos.

A Movimente, como um grupo que tem grande preocupação ambiental, não pode deixar de observar e transmitir ao público tais fatos.

Informações compiladas de:
http://www.correiobraziliense.com.br/
http://www.caesb.df.gov.br/
http://www.tribunadobrasil.com.br/
http://www.portalexame.abril.com.br/
http://www.em.com.br/
http://www.domtotal.com/
http://www.nachapa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário