quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dan Millman, o Guerreiro Pacífico!

Quem é Dan Millman?
Dan Millman, nascido em 22 de fevereiro de 1946 é um ex-atleta, campeão mundial de trampolim, treinador universitário, instrutor de artes marciais, professor universitário e autor de catorze livros de auto-ajuda, atualmente publicado em 29 idiomas, sendo o mais famoso deles o romance semi-autobiográfico, “Way of the Peaceful Warrior” (1980), que foi adaptado em um filme “Peaceful Warrior” (2006), intitulado no Brasil de "Poder Alem da Vida", dirigido por Victor Salva e estrelado por Nick Nolte.

Vida e Obra
Em 1964, ele se tornou o primeiro Campeão Mundial de Trampolim no Campeonato Mundial de Trampolim de 1964 em Londres, enquanto era calouro na U.C. Berkeley. No mesmo ano ele conquistou três títulos na América, entre eles dois eram títulos nacionais. Mais tarde, em 1968, ele se recuperou de uma lesão que sofrera durante um acidente de moto, tornando-se co-capitão da equipe de ginástica da Universidade da Califórnia. Também em 1968, foi nomeado Diretor de ginástica na Universidade de Stanford, onde treinou a equipe e a conduziu para a proeminência nacional. Em 1972 ele se tornou professor-assistente de educação física no Oberlin College, em
Oberlin, Ohio. Mais tarde estudou várias técnicas de iogas e várias artes marciais, viajando ao redor do mundo a pesquisar disciplinas integradoras. O que resultou no seu grande legado desde 1980 até hoje, que é escrever sobre o ensino e uma perspectiva de aproximação à vida, chamada por ele, em sua carreira como palestrante motivacional, de "caminho do guerreiro pacífico". Com livros de difícil caracterização, e linguagem muito atraente, sua obra é geralmente ligada ao movimento do potencial humano. Como fato demonstrativo dessa tendência, Dan Millman vem se tornando bastante populare, também entre os praticantes de Parkour, justamente por seu aspecto filosófico e motivante. Sua formação inclui o treinamento na dança moderna, ginástica e artes marciais, sendo Millman faixa preta em Aikido.
Atualemnte, Dan Millman e sua esposa Joy, que têm três filhas e dois netos, vivem no norte da Califórnia.
O conteúdo da obra de Millman é de grande valor filosófico e pode ser facilmente inserido no universo e nas questões que cada tracer vivencia no Parkour.
Em 2008 Alberto Brandão (decimadomuro) postou em seu blog pessoal sobre, quão motivantes eram o livro "O Caminho do Guerreiro Pacífico" e o filme "Peaceful Warrior".(link) Em janeiro de 2010, Arthur Barros (PKMAX) navegando no site da WFPF um pequeno texto de apoio ao parkour escrito por Millman, intitulado "Carta aos Freerunners!”.(link:PT/IN) A tendência motivacional de Millman pode ser observada em um artigo foi produzido pelo Doutor em educação da PUC-SP, o senhor João Luís de Almeida Machado, quanto ao conteúdo do filme.(link) Nesse mês o filme e o livro foram indicados no pulodogato como um bom material para quem tem procurado motivar seus treinos.(link) Isso fomentou nossa busca por mais informações a respeito de Dan Millman e sua obra.

Livros:
- Série de “Guerreiro Pacífico” -
Way of the Peaceful Warrior: A Book That Changes Lives
Wisdom of the Peaceful Warrior: A Companion to the Book That Changes Lives
Sacred Journey of the Peaceful Warrior
The Journeys of Socrates: The Way Begins
- Outros Trabalhos -
The Life You Were Born to Live: A Guide to Finding Your Life Purpose
Everyday Enlightenment: The Twelve Gateways to Personal Growth
No Ordinary Moments: A Peaceful Warrior's Guide to Daily Life
Living on Purpose: Straight Answers to Life's Tough Questions
The Laws of Spirit: A Tale of Transformation
Body Mind Mastery: Creating Success in Sport and Life
The Inner Athlete: Realizing Your Fullest Potential
- Livros para Crianças -
Secret of the Peaceful Warrior
Quest for the Crystal Castle
- Trabalho em colaboração com Doug Childers -
Bridge Between Worlds: Extraordinary Experiences that Changed Lives

Referências:
Dan Millman Profile Hall of Fame- US Gynastics Honoured Guest, 1994.
Peaceful warrior at the Internet Movie Database
Trampoline History, about Dan Millman West View Trampoline Community.
Dan Millman - Brief bio and motivational speaking topics Big Speak.
Dan Millman - World Champion West View Trampoline Community.
http://en.wikipedia.org/wiki/Dan_Millman

Nenhum comentário:

Postar um comentário