quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ilhas de Calor

Acho que a maioria de vocês já sabe o que são ilhas de calor, mas para aqueles que ainda não sabem ao certo o que é isso, vamos tentar elucidar algumas coisinhas.


Então vamos lá! (para ler, clique ou expanda a postagem)


Ilha de Calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. Existem cidades assim pelo mundo todo e as mais famosas são: São Paulo (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil), Nova Iorque (Estados Unidos da América), Cidade do México (México), Pequim (China), Nova Deli (Índia).
Com o intuito de entender melhor o que é uma ilha de calor e como isso pode nos afetar durante nossos treinos temos que entender como se forma esse fenômeno. Usando a cidade de São Paulo, vemos grande concentração de asfalto(ruas e avenidas) e concreto(prédios e casas). Assim a cidade acaba absorvendo mais calor, que fica retido nessas estruturas. Esse fator, somado a poluição que emana dos carros e das industrias (representa 80% de todo o problema), gera uma verdadeira estufa, fazendo com que a cidade fique mais quente que uma cidade relativamente próxima, localizada no interior por exemplo.

Mas como isso nos afeta durante os treinos?
Com o aumento da temperatura e da poluição ocorre uma baixa na umidade do ar, que é, logicamente, super importante para nossos pulmões no momento da respiração. Com baixa umidade, bate um desânimo enorme no inicio do treino, e justamente por estar quente precisamos de mais água pra evitar uma desidratação. Bem, dificuldade para mim, pois particularmente não consigo treinar 100% com o estômago cheio de água.

O que devemos fazer para diminuir esse efeito?
O Plantio de árvores em grande quantidade nas cidades seria um ótimo começo. Pela concentração de moradias e o uso desordenado do solo, o mesmo passa a ser completamente coberto, o que gera problemas também durante a época de chuvas por não haver escoamento dessas águas. Outra medida importante, mas não tão fácil, é estipular certo controle na emissão de gases poluentes.
Realmente, grande parte da solução está nas mãos dos nossos governantes, mas ainda assim, podemos procurar meios de fazer a nossa parte. O Voto é parte disso!

(Logo falaremos, em um post futuro, sobre o plantio de arvores.)

Em fim, fiquem de olho na temperatura, na umidade do ar, se mantenham hidratados, e façam de tudo para preservarem os lugares de treino. Só preservando, poderemos treinar sempre.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário