quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Seu Relógio Biológico.

Tendo uma conversa com o Fillipe Ramos, em um dos últimos fins de semana que fomos para a chácara onde estamos montando o centro de treinamento, acabamos falando sobre o horário de verão e o meio pelo qual ele mais nos afeta em nossa vida, a saúde, o que se relaciona diretamente aos nossos treinos. Você deve lembrar que postamos sobre o início do horário de verão. Agora traremos algumas considerações importantes a respeito do assunto. Dicas para que a adaptação não gere efeitos negativos em nossa saúde.

Então vamos lá! (para ler, clique ou expanda a postagem)

Como todos vocês devem saber o horário de verão é estipulado por lei em todo o Brasil e começa dia 17 de outubro e termina dia 20 de fevereiro cobrindo toda a época de ferias das escolas, faculdades e ferias anuais para aqueles que trabalham. Mais alguns estados tem a oportunidade de escolher se querem ou não ter horário de verão.
Muita gente (eu por exemplo) usa essa época de ferias pra voltar forte aos treinos, porem cada individuo tem seu horário natural intitulado de relógio biológico, ele faz o seu corpo obedecer horários que você já estipulou para algumas coisas, e com a chegada do horário de verão esses horários são quebrados, se você treinava todos os dias de 12h à 13h porque esse era o único tempo livre no seu dia, agora você vai treinar de 11h à 12h, ou seja, seu corpo já havia se acostumado com o clima, a umidade do ar, e uma serie de fatores que agora mudam, isso pode acarretar uma adaptação forçada provocando um desempenho menor ao que você já estava obtendo com muito esforço.
O segredo para se sair bem em quaisquer mudanças de horários, seja com o horário de verão ou fuso horário muito diferente do habitual, é adotar procedimentos que viabilizam uma melhor adaptação.
Sono
Uma das técnicas usadas e recomendadas pelos médicos para facilitar a adaptação do seu relógio biológico, é dormir o máximo que você puder, principalmente nos primeiros dias da mudança, no início ou fim do novo horário. As primeiras alterações sentidas são no sono devido a modificações na produção de um hormônio chamado melatonina, que é acionado durante o sono e com a ausência de luminosidade. Como teremos dias mais longos o período sem luminosidade é reduzido, dificultando a produção desse hormônio. Evitar quaisquer situações estimulantes no final da tarde ou início da noite, como por exemplo, a ingestão de café, poderá ajudar a melhorar a qualidade do sono, pois quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo para relaxar. Como dizem sempre todos os especialistas: Dormir mal pode ser prejudicial para áreas que vão além do cansaço. Fato evidente nas alterações negativas do sistema cardiovascular que tornam doenças como o infarto, cada vez mais comuns. Com sono sem qualidade há dificuldades no sistema metabólico, um problema que está conectado a diabetes e que dificulta a queima de gordura. Mas havendo dificuldades no sono, não devemos em hipótese alguma tomar remédios para dormir, principalmente por conta  por conta própria. Mesmo que o sono insista em não aparecer, tais medicamentos podem causar intoxicações graves se não forem administrados com orientações específicas sobre o uso.
Mais algumas dicas para que você, a partir de agora, aprenda a se adaptar a novos horários (siga essas dicas no mínimo nos 5 primeiros dias):
-Fazer refeições leves, ricas em frutas, verduras e legumes, que facilitam a digestão. (Em tudo que fala de saúde os médicos falam sempre falam a mesma coisa quanto a isso!)
-Ir para a cama mais cedo, mantendo o ambiente calmo, mesmo que haja dificuldades para pegar no sono.
-Não realizar exercícios pesados durante a noite, dando preferência a atividades relaxantes como o alongamento.
- Evite o consumo de café ou quaisquer substâncias estimulantes ou atividades estimulantes próximo ao horário de dormir. (Não tenho nem que falar sobre cigarro e bebidas alcoólicas não é pessoal!?)
- Se alimentar sempre no mesmo horário. Isso evitará a fome fora de hora.
Entendemos assim que todo o mal-estar dessa época não é culpa do horário de verão e sim de nossos maus hábitos!
Bom, então é isso... Texto corrido só pra atualizar mesmo, em breve postaremos mais...
Bons sonhos opa! Bons treinos!

Baseado nos textos:
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/12025/saude-publica/cronobiologia-explica-como-o-corpo-humano-se-ajusta-ao-horario-de-verao
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=efeitos-do-horario-de-verao&id=4631
http://leonardof.med.br/2010/09/15/o-efeito-do-horario-de-verao-na-nossa-saude/
http://www.receitinhas.com.br/saude/214/prepare-o-corpo-para-o-horario-de-verao
http://saude.hagah.com.br/especial/pr/qualidade-de-vida-pr/19,0,3082565,Especialista-da-dicas-para-adaptacao-ao-horario-de-verao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário